Chocolate quente, cobertor, caldos, vinho, montanhas, frio. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho e, com a sua chegada, algumas palavras trazem à mente sensações e lembranças capazes de aquecer os corações. Para Minas Gerais, a estação significa alta temporada turística. As previsões de um frio rigoroso, com recorde na queda das temperaturas, prometem grande fluxo de visitantes nos destinos mineiros. As cidades históricas de Ouro Preto e Mariana preparam uma série de atrações especiais para receber os turistas nesta época.
Entre os dias 8 e 24 de julho, as duas cidades se unem para oferecer atividades nas áreas de música, literatura, artes cênicas, plásticas e visuais, por meio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011. Para aquecer os visitantes, o evento, com atrações gratuitas, conta com grandes nomes da música, como Paula Fernandes, Dudu Nobre, Milton Nascimento e Paralamas do Sucesso, além da genialidade de Hermeto Pascoal e Otto, entre outros.
Com o tema “Vilas de Minas”, o Festival de Inverno celebra a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará, conhecidas como “Vilas do Ouro”, fundadas em 1711. A pioneira foi a Vila de Nossa Senhora do Carmo, que veio se tornar a primeira capital e bispado de Minas Gerais, batizada de Mariana, em homenagem à rainha de Portugal, Maria Ana de Áustria. Em seguida, foi criada a Vila Rica de Ouro Preto, conhecida como Vila Rica e, atualmente, Ouro Preto. E logo depois foi a vez da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, a atual Sabará.
Cercadas pelas montanhas, com farta programação artística e rica gastronomia, Mariana e Ouro Preto tornam-se destinos turísticos ainda mais charmosos nesta época do ano. Com opções de turismo histórico, cultural, gastronômico, natural, rural e de aventura, as cidades abrem suas portas para receberem os visitantes.
Os atrativos naturais são incrementados no mês de julho pela efervescência cultural do Festival de Inverno. O evento, considerado o mais tradicional do Brasil, atrai todos os anos milhares de turistas. Depois de Minas, que é responsável por 41% do público, os outros 26% são paulistas e 15% cariocas. Os demais percentuais contemplam outros estados do Brasil e público estrangeiro. Os dados são da organização do Festival.
0 comentários:
Postar um comentário