quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cortejo cultural e Dudu Nobre abrem Festival de Inverno

Uma boa pedida para os fãs do samba carioca é o show de Dudu Nobre, que abre oficialmente o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011. O cantor sobe ao palco no dia 8 de julho, a partir das 22h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Além da abertura do evento cultural, o show comemora o aniversário da cidade de Ouro Preto, que completa 313 anos.

Com o tema: “Vilas de Minas”, o Festival de Inverno celebra a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará, conhecidas também como “Vilas do Ouro”, fundadas em 1711. Entre 08 e 25 de julho, as cidades se unem para oferecer atividades nas áreas da música, literatura e artes cênicas, plásticas e visuais.
Antes do show do sambista Dudu Nobre, o Festival de Inverno ganha as ruas de Ouro Preto a partir das 16h com o cortejo de abertura. A concentração acontece na Praça Tiradentes e segue em direção ao Centro de Artes e Convenções da UFOP, onde acontecerá, às17h, a solenidade oficial de abertura do Festival de Inverno.

Em Mariana, abertura oficial do Festival de Inverno será no dia 9 de julho, em Cachoeira do Brumado, distrito que fica a 27 km do Centro Histórico. O evento integra as comemorações da 6ª Festa da Panela de Pedra Sabão. Por iniciativa dos moradores locais e do reitor da UFOP, João Luiz Martins, a Festa da Panela de Pedra passou a ser incorporada ao Festival.

Além das atrações culturais, o público poderá experimentar as delícias da tradicional comida mineira, como o frango com quiabo, feijão tropeiro e várias outras especialidades, além dos caldos de feijão e mandioca, que estarão no cardápio da festa.

Cachoeira do Brumado fica a 27 quilômetros de Mariana. É um local de paisagem bucólica com uma cachoeira de rara beleza e lugar para acampamento. Além da volumosa água que escorre pelas pedras, uma paisagem linda, é importante ressaltar o fácil acesso ao local. É possível chegar de carro até bem próximo da cachoeira, evitando, assim, longas caminhadas. A população local dedica-se ao artesanato, fabricando tapetes de sisal, flores de madeira, panelas de pedra, trabalhos em pedra-sabão e casas de boneca em estilo suíço e colonial.

0 comentários:

Postar um comentário